ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM CÂNCER DE MAMA

Com conteúdo referendado e metodologia pedagógica inovadora, o curso Atualização Profissional em Câncer de Mama, visa ampliar o conhecimento dos profissionais médicos interessados nesse campo de atuação. Possui cunho prático, com discussões da literatura e exercícios, analisando as melhores práticas fundamentadas em evidências.


OBJETIVO DO CURSO

Capacitar o profissional às melhores práticas no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, trazendo discussões através da literatura e material complementar.

Carga horária

37 horas

Número de aulas

5 aulas

Curso on-line

Material teórico, quiz e videoaulas

Avaliação

Ao final do conteúdo

Certificação

Ao final do curso

Investimento

R$1.150,00 em até 4 vezes

Faça sua matrícula Faça sua matrícula

COORDENADORA DO CURSO


Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz

Possui Mestrado e Doutorado em Oncologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Especialização: Principles and Practice of Clinical Research Course; Harvard Medical School e cuidados paliativos e psico-oncologia pela Universidad Del Salvador; Facultad de Medicina em Buenos Aires. Atualmente é Diretora de Multi Especialidades, Área Clínica e Coordenadora da Oncologia Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira; Supervisora de Equipe Técnica da Equipe Médica da Quimioterapia de Urgência do Instituto de Radiologia HC-FMUSP; Médica Oncologista do HC-FMUSP e Médica Assistente da Rede D'Or São Luiz.

Atuação na Área Acadêmica: Professora Colaboradora da FMUSP; Professora Orientadora de Mestrado Profissional da FMUSP e Faculdade de Enfermagem da USP. Orientadora Docente Permanente da Pós-Graduação e Responsável Técnica pelo curso de Capacitação em Oncogenética do Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira; Supervisora/Preceptora do Programa de Residência Médica de Cancerologia Clínica da FMUSP. Membro do LACOG Steering Committee LACOG Gynecological Cancer Group, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, American Society of Clinical Oncology, Colégio Brasileiro de Hematologia, Sociedade Brasileira de Cancerologia e Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica. Área de atuação em medicina, com ênfase em cancerologia, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de mama, câncer ginecológico, câncer hereditário e qualidade de vida.

COLABORADORES DO CURSO


  • Dra. Adriana Hepner
  • Dra. Andrea Baptista
  • Dra. Daniela J. Heinemann
  • Dr. Fabiano Costa
  • Dra. Laryssa Barros
  • Dra. Laura Testa
  • Dra. Marcela S. M. Ferrari
  • Dra. Maria Fernanda Vicentini
  • Dra. Milena Degaspari Gonzales Lapate
  • Dra. Paola Bertolotti Cardoso Pinto
  • Dr. Rômulo L. de P. Costa
  • Dra. Vanessa Scontre

 

PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS EM
ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM CÂNCER DE MAMA


  • Epidemiologia, estadiamento e histologias
    Apresenta dados epidemiológicos e conceitos fundamentais sobre diagnóstico e estadiamento do câncer de mama. Traz uma revisão da histologia, além de abordar o impacto dessa doença associada à gestação, o tratamento de pacientes com câncer de mama e HIV ou hepatites virais, bem como a definição, os objetivos e as indicações do tratamento neoadjuvante do câncer de mama.
  • Endocrinoterapia adjuvante no câncer de mama
    Apresenta a definição de endocrinoterapia, aborda uso do Tamoxifeno e da hormonioterapia adjuvante em mulheres pré ou pós-menopausadas, além de discutir a respeito da adjuvância estendida.
  • Quimioterapia adjuvante no câncer de mama
    Traz a definição de câncer de mama triplo negativo, aborda a classificação dos tumores TN, discute características, diagnósticos, fatores de risco e evolução clínica dos subtipos intrínsecos. Trata sobre o risco de recorrência do câncer triplo negativo e avalia o tratamento adjuvante no caso de tumores TN. Revisa os fundamentos da adjuvância e discorre sobre a adjuvância após neoadjuvância. Conceitua e debate sobre o câncer de mama HER2+ e o tratamento adjuvante nesses casos.
  • Hormonioterapia no tratamento do câncer de mama RH+
    Aborda as diretrizes do tratamento do câncer de mama RH+, conceitua e discute a hormonioterapia no tratamento do câncer de mama metastático RH+, discorre sobre o tratamento pré-menopausa e pós-menopausa. Apresenta dados do estudo de FALCON, que trata da utilização do Fulvestrano e debate o uso de inibidores CDK 4/6.
  • Tratamento da paciente com câncer de mama metastática HER2 positivo e triplo negativo
    Discorre acerca da avaliação do paciente com doença metastática e seu tratamento, trazendo definições e critérios relevantes para a escolha da melhor abordagem, discutindo os adjuvantes no caso de tratamento de metástases ósseas. Conceitua e analisa os recursos terapêuticos para o câncer de mama HER2 hiperexpresso metastático e para o câncer de mama triplo negativo, tratando da quimioterapia paliativa e metronômica. Analisa ainda a abordagem no caso de metástase cerebral e apresenta características e possibilidades terapêuticas para a meningite carcinomatosa.